Tocando Agora: ...
PUBLICIDADE

dengue durante o verão e chuvas intensas, situação acende alerta em SC

Publicada em: 31/01/2025 10:47 - Notícias NOTÍCIAS

Em Blumenau, seis casos de dengue foram confirmados com pouco mais de 300 focos do mosquito na cidade

 

A dengue segue sendo monitorada pelos órgãos municipais e estaduais em Santa Catarina. Conforme o poder executivo, a situação é de alerta, pois as fortes chuvas somadas às altas temperaturas é um cenário propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da doença.

 

Em Blumenau, apenas seis casos foram confirmados, desde 1º de janeiro até esta quinta-feira (30), e a cidade possuí 333 focos do mosquito da dengue. Mas apesar dos baixos números, é importante ressaltar que a vacinação contra a doença continua disponível no município.

 

Segundo a secretaria de Saúde de Blumenau, pouco mais de 2,2 mil estão 100% imunizados. Vale lembrar que a vacinação ocorre em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos conforme recomendação do Ministério da Saúde.

vacina contra dengue

A aplicação da vacina contra a doença, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde – Foto: Secom/Divulgação/ND

Apenas 6,5 mil pessoas do público-alvo tomaram a primeira, enquanto menos da metade, 2,2 mil, completaram a vacinação.

Como tomar a vacina de dengue em Blumenau?

A aplicação da vacina contra a doença, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, é destinada para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

vacina contra dengue

A vacina é aplicada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas – Foto: Ricardo Alves/NDTV

A vacina é aplicada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

175 cidades de SC estão infestadas pelo mosquito

Santa Catarina teve uma redução nos casos de dengue. O informe Epidemiológico, do Governo do Estado, identificou 5.021 focos do mosquito Aedes aegypti em 198 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 175 são considerados infestados pelo vetor, de acordo com critérios de disseminação e manutenção dos focos.

FONTE: Logo - ND Mais   POR: LUCIANO CERIN, BLUMENAU   FOTO: REPRODUÇÃO 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...