Com o fim do período de defeso, colheita e comercialização do produto voltam a ser autorizadas.
A partir desta segunda-feira (1º), começa uma das épocas mais esperadas para quem gosta de degustar um prato típico com pinhão. A colheita e comercialização da semente está liberada para pinhões que já tenham atingido o período completo, ou seja, que já estão maduros.
O período de defeso, como é chamada a época em que não é permitido colher nem comercializar o pinhão, é importante para a preservação da espécie e para a saúde dos consumidores.
Comer pinhão que não está maduro pode fazer mal à saúde. Além disso, a colheita durante o defeso faz com que as araucárias não consigam se regenerar, o que dificulta a dispersão das sementes, e é proibida por lei.
Para comemorar o início da colheita, a prefeitura de Lages programou pelo segundo ano consecutivo o Festival da Colheita do Pinhão. O evento, que acontece no Calçadão da Praça João Costa no próximo sábado (6), reúne apresentações artísticas e musicais, além de gastronomia típica.
Expectativa de aumento na safra do pinhão
No último ano, Santa Catarina colheu pouco mais de 4 mil toneladas de pinhão, o que representou uma queda de cerca de 50% em relação aos números de 2022. Com isso, os pinhões acabaram cedo nos supermercados.
Já para 2024, a previsão é de aumento de 30% na colheita, com números esperados de 5,75 mil toneladas de pinhão colhidos nas 18 cidades produtoras da Serra catarinense.
FONTE: NSCTV POR: NATHALIA FONTANA Foto: Ben Ami Scopinho, Arquivo)
* Com informações de Priscila Dalagnol, repórter da NSCTV
https://www.nsctotal.com.br/noticias/serra-catarinense-comemora-abertura-da-colheita-do-pinhao?utm_source=WhatsApp&utm_medium=link&utm_campaign=WhatsApp