Eclipse acontece a partir das 15h07min, no horário de Brasília, na segunda-feira (8)
Um eclipse solar total vai acontecer nesta segunda-feira (8). O fenômeno, entretanto, será visto apenas por moradores do México, Estados Unidos e Canadá, não sendo visível no Brasil. Uma transmissão ao vivo será feita no canal do Youtube da Nasa. As informações são do g1.
Em um eclipse solar total, a Terra, a Lua e o Sol se alinham uma posição tão exata que toda a estrela do nosso sistema é “tampada” da perspectiva da Terra, sendo possível ver apenas a coroa, ou seja, a atmosfera do Sol.
No caso do eclipse solar parcial, não há um alinhamento entre os três corpos celestes. Ele ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados.
Eclipse solar total não será visto no Brasil
De acordo com a NASA, caso as condições climáticas estejam boas, o primeiro local na América do Norte continental a observar o eclipse será a costa do Pacífico do México, perto das 15h07min de segunda-feira, no horário de Brasília.
Depois é a vez dos moradores do Texas, nos Estados Unidos, passando por Maine e outros estados. Em seguida, passará no Canadá por Ontário e seguirá para o Atlântico Norte, saindo da costa de Newfoundland por volta das 16h16min.
Eclipse solar em Santa Catarina
No Brasil, o próximo eclipse solar vai acontecer no dia 2 de outubro e será parcial, ou seja, quem olhar para o céu verá o nosso Sol “mordido” pela Lua. O eclipse vai favorecer estados do Sul e Sudeste do Brasil, incluindo Santa Catarina.
Calendário de eclipses no Brasil
- 24-25 de março – Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país, mas não a olho nu)
- 8 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)
- 17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue)
- 2 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial)
FONTE: NSCTOTAL POR: JÚLIA VENÂNCIO FOTO: NASA DIVULGAÇÃO