A oficialização da transferência acontece na quinta-feira, dia 4, com presença do governador Jorginho Mello.
O Complexo Esportivo do Sesi será municipalizado. A prefeitura de Blumenau confirmou na segunda-feira, dia 1º, que a transferência da gerência do local será oficializada nesta quinta-feira, dia 4, às 19h, na sede do complexo com a presença do governador Jorginho Mello.
O local, que fica na rua Itajaí, no bairro Vorstadt, ficará sob responsabilidade compartilhada das secretarias de Turismo e Lazer (Sectur), Esporte (SMEe de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). A partir de agora, a estrutura será analisada para verificar necessidades de melhoria.
Histórico
Em 4 de dezembro de 1978 foi inaugurado o Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, o Sesi. O terreno foi adquirido e doado pelo município, enquanto a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiescse encarregou da construção. Desde então, foram mais de 40 anos marcados por eventos importantes do esporte local, como os Jogos Estudantis da Primavera, partidas do BEC e do Metropolitano, entre outras competições.
Em 2016, chegou a sediar os treinos preparatórios de atletas estrangeiros que vieram disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro (RJ). O Sesi foi palco ainda de importantes competições estaduais, como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e nacionais, com os Jogos da Juventude, em 2019.
A proposta de municipalizar o Sesi é um sonho antigo, que se tornou viável a partir de 2021, com a formalização do interesse da prefeitura no espaço, por meio de ofício enviado em 12 de abril de 2021. No mesmo mês, o prefeito Mário Hildebrandt se reuniu com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, para garantir um consenso quanto à destinação do espaço. No encontro, ficou decidido que seria criado um grupo de trabalho, composto por representantes de ambas as instituições, visando estudar o futuro do Complexo Esportivo.
Fonte: Prefeitura de Blumenau FOTO: ERALDO SCHNAIDER