Artista voltou ao papel do tenente Tom 'Iceman' Kazansky em Top Gun: Maverick
No que seria sua última aparição nas telas do cinema, Val Kilmer emocionou fãs e o próprio Tom Cruise ao encarnar Tom "Iceman" Kazansky em Top Gun: Maverick, sequência de 2022 da saga que o notabilizou como rival do protagonista, Pete 'Maverick' Mitchell, em 1986. O artista morreu aos 65 anos, nesta terça-feira, após anos de tratamento contra diferentes problemas de saúde, confirmou sua filha, Mercedes Kilmer.
As imagens de Val Kilmer em Top Gun: Maverick voltaram a viralizar entre os fãs depois da notícia da morte. Depois do sucesso do primeiro filme da franquia, nos anos 1980, Tom Cruise agiu para garantir o reencontro de Kazansky e Mitchell no longa mais recente. O astro de Hollywood fez questão de ter Kilmer de novo no papel de seu rival.
Como as cordas vocais de Kilmer haviam sido danificadas numa traqueostomia, em 2014, na esteira do uma cirurgia contra um câncer na garganta, a tecnologia da inteligência artificial foi aplicada para regenerar a voz de Iceman no longa de 2022. Em "Top Gun: Maverick", Kazansky aparece promovido a Almirante e trava com o antigo adversário — agora, Capitão Maverick — uma conversa emocionante. Veja a cena abaixo:
https://twitter.com/i/status/1907290184024281528
Num trecho do filme de 2022, Kazansky aconselha Maverick a "deixar para trás" o passado e seguir em frente, sem a rivalidade que marcou a interação dos personagens. Cenas depois, Tom Cruise interpreta o momento em que o protagonista comparece ao funeral de Iceman.
Veja, em fotos, vida e obra de Val Kilmer
Na produção, Iceman se comunicou com Maverick por meio de palavras digitadas em uma tela. A IA Sonantic, sediada em Londres, foi quem atuou para que as palavras pudessem ser ouvidas. A tecnologia inovadora utilizou arquivos de áudio do próprio Kilmer para recriar a voz dele.
O diretor Joseph Kosinski relatou como a gravação da cena levou lágrimas aos olhos de todos os envolvidos.
— Depois de uma das tomadas (fizemos apenas algumas), percebi que Tom e Val tinham lágrimas nos olhos. Parecia um momento genuíno entre dois velhos amigos — compartilhou.
A lembrança da cena, diante da morte de Kilmer, emocionou fãs, que manifestaram pesar pela perda nas redes sociais. "Esta cena me atinge 10 vezes mais forte agora... Descanse em paz, Val", afirmou um fã. "Um grande ator e uma bela performance final de filme", destacou outro.
Em entrevistas passadas, Kilmer descreveu seu retorno ao papel de Iceman como "muito comovente" e ressaltou a amizade de longa data com Tom Cruise.
— Tom e eu nos damos muito bem. Nós rimos como crianças na escola entre as tomadas. Eu o considero um amigo de verdade. Nós compartilhamos histórias íntimas e desafios sobre nossos diferentes estilos de vida — disse ele.
FONTE: POR: O GLOBO-LA FOTO: Divulgação/Warner Bros. Pictures