Inmet aponta risco de alagamentos, cortes de energia elétrica e queda de granizo durante a passagem do ciclone extratropical.
A formação de um ciclone extratropical que avança do Oceano Pacífico em direção ao Chile promete bagunçar o tempo nesta semana. Meteorologistas alertam para o risco de temporais, vendavais e até queda de granizo no Centro-Sul do Brasil a partir de terça-feira (19).
Segundo a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento podem ultrapassar 100 km/h no Noroeste gaúcho e Oeste catarinense. As tempestades devem se concentrar na região Sul e Centro-Oeste do país, mas a instabilidade provocada pelo ciclone extratropical pode respingar no Oeste paulista.
O tempo já começa a virar nesta segunda-feira (18). No Rio Grande do Sul, a noite será de chuva e trovoadas na maior parte do estado. O período de maior instabilidade ocorre entre terça e quarta-feira (20), quando o ciclone extratropical alcança Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Não é recomendado se abrigar debaixo de árvores e torres de transmissão durante o ciclone extratropical – Foto: Diego Vila/iStock/ND
A MetSul prevê ventos com potencial de derrubar árvores e postes, provocar destelhamentos, colapso de estruturas e cortes de energia. O fenômeno deve se deslocar para o Oceano Atlântico na quinta-feira (21), diminuindo a intensidade.
Ciclone extratropical: 8 estados estão sob alerta do Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para ventos costeiros em toda a costa do Rio Grande do Sul e no Litoral Sul de Santa Catarina na terça e quarta-feira.
Também há alerta amarelo para vendaval em sete estados brasileiros. O perigo potencial abrange Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, assim como parte do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
O aviso indica que a ventania deve variar entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores durante a passagem do ciclone extratropical.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, cinco estados estão sob alerta amarelo para tempestade na terça e quarta: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Inmet alerta para tempo severo em oito estados brasileiros a partir de terça-feira – Foto: Reprodução/Inmet/ND
Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo. Segundo o Inmet, há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
FONTE: POR:Beatriz Rohde, FLORIANÓPOLIS FOTO: DIVULGAÇÃO/ND