...

...

PUBLICIDADE

Blumenau confirma parcerias para Concurso e Festival da Cerveja em 2025; veja o que muda

Publicada em: 08/06/2024 18:17 - NOTÍCIAS

Eventos na cidade terão alterações em relação ao formato já conhecido.

Agora é oficial: a prefeitura de Blumenau vai recorrer à iniciativa privada para promover o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja na cidade em 2025. O município anunciou neste sábado (8a Escola Superior de Cerveja e Malte como responsável pela coordenação técnica tanto do concurso quanto da feira de negócios e de um congresso científico ligado ao ramo cervejeiro. A coluna já havia antecipado na quinta-feira (6que a entidade era a favorita para assumir a organização dos eventos.

Já a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, composta por nove cervejarias da cidade, além da própria Escola, ficara responsável pelo Festival Brasileiro da Cerveja, evento aberto ao público em geral. Como a coluna também já havia anunciado, a entidade reivindicava a gestão da programação depois de receber críticas de expositores e empresas ligadas ao ramo.

Com as novidades, os eventos a serem promovidos em Blumenau terão mudanças em relação ao formato adotado até então pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que esteve à frente das programações nos últimos anos – a entidade entrou em pé de guerra com o município e já anunciou que fará um concurso e um festival por conta própria em Balneário Camboriú em 2025.

 

Em relação ao concurso, o novo modelo vai prever um repasse de 10% das receitas com inscrições ao Fundo Municipal de Turismo, que deverão ser usadas em ações para fortalecer a marca “Capital Brasileira da Cerveja” ostentada por Blumenau desde 2017. Além disso, a Escola Superior de Cerveja e Malte deve garantir que pelo menos 25% do corpo de jurados seja formado por profissionais estrangeiros, o que servirá de vitrine para o mercado internacional.

A competição acontecerá no Spaten Platz, o setor 4 da Vila Germânica. Já a feira de máquinas, equipamentos, produtos e negócios do ramo cervejeiro, ausente do calendário nos últimos anos, deve ocorrer no setor 1. A Escola também ficará responsável por palestras e fóruns de discussão que englobarão um congresso técnico e científico.

Mudanças no Festival

Para o Festival em si, o formato também terá novidades. A ideia é que haja, no setor 3 da Vila Germânica, um “grande estande” a ser compartilhado por cervejarias de todo o Brasil. Essas marcas, principalmente de estados mais distantes, enviariam apenas os barris de cervejas. A operação das vendas ficaria a cargo da associação. A aposta é que este modelo diminua custos logísticos, uma das reclamações das empresas que vêm de fora. Este espaço terá consumação livre, garantida por um ingresso específico, outra inovação proposta.

Já o setor 2 da Vila Germânica deve manter o formato tradicional e já conhecido do público, com estandes individuais, consumo por amostra, shows musicais e opções de gastronomia. Com foco no mercado artesanal, o evento ainda deve barrar a participação de grandes grupos econômicos cervejeiros, seja como participante ou patrocinador.

As mudanças foram debatidas exaustivamente nas últimas semanas. Prefeitura e entidades entendem que os eventos perderam relevância ao longo dos anos e que é preciso resgatá-los. A Ablutec, por outro lado, mantém as programações de um festival e um concurso para Balneário Camboriú entre os dias 12 e 15 de março de 2025. Em Blumenau, a parceria entre município, escola e cervejeiros ocorrerá simultaneamente entre 12 e 16 de março.

FONTE: NSC TOTAL  POR: PEDRO MACHADO    FOTO:  Patrick Rodrigues, Arquivo NSC Total

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...