...

...

PUBLICIDADE

Chegada da primavera e dengue: cuidados com a doença devem continuar

Publicada em: 24/09/2024 11:28 - NOTÍCIAS

Aumento das temperaturas favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença

Com a chegada da primavera, as temperaturas mais amenas e o aumento das chuvas favorecem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Autoridades de saúde alertam que este é um período crítico para a prevenção da doença, especialmente em regiões onde a presença do mosquito é maior.

A recomendação da secretaria de Estado da Saúde é eliminar os locais com água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito. Pratos de plantas, pneus, garrafas e calhas entupidas são alguns dos locais mais comuns que podem acumular água e servir de criadouros. Além disso, é importante tampar bem os reservatórios de água, como caixas d’água e tonéis.

 

“A gente começa a ter temperaturas mais elevadas, chuvas mais intensas e isso favorece muito a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Então, isso pode trazer um aumento no número de casos”, destaca o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher Fuck.

Um número maior de casos gera uma demanda muito grande nos serviços de saúde, sobrecarregando toda a rede, desde as unidades básicas até os hospitais. É importante lembrar que em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, que exigem, inclusive, a necessidade de internação para monitoramento do caso. Por isso, neste momento, a prevenção é mais importante do que nunca, visando diminuir a transmissão da doença.

“As pessoas devem ficar atentas aos sintomas, como febre, dores pelo corpo, dores atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, e buscar imediatamente um serviço de saúde na presença deles, ingerindo muita água” acrescenta João Augusto. A secretaria de Estado da Saúde também reforça a importância de continuar recebendo os agentes de saúde e de combate às endemias, que prestam orientações e auxiliam na eliminação dos focos do mosquito dentro das casas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina  FOTO: SECON

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...